Olá.....
Para entender o motivo e o nome desse blog, fiz esse breve relato aí embaixo.
Sou do Rio Grande do Sul, da depressão central, onde "tudo que se planta cresce". Lá, qualquer semente que se joga no chão brota e dá muitos frutos. Diferente de onde moro hoje: em Cabo Frio-RJ, na famosa e charmosa (nem tanto) região dos Lagos Fluminense. Então, vim do interior do Rio Grande do Sul, da depressão Central, com um dos solos mais "ricos do Brasil"para cá, Cabo Frio, com um neossolo oriundo de transgressões e regressões marinhas do Quaternário e por isso com características ácidas, arenoso e relativamente pobre em matéria orgânica.
Na minha família (lá no Rio Grande do Sul) é comum cultivar legumes, frutas,verduras e flores. A muito tempo tenho tentando ao menos cultivar um tempero verde aqui em Cabo Frio, mas o solo....o solo, ( se assim podemos o chamar agronomicamente) não era propício para os espécies que estamos acostumados na alimentação do nosso dia a dia. Então, não obtive muito sucesso com minhas plantinhas.
No final de julho deste ano (2015) decidimos montar um horta com alguns tijolos aqui em casa. O nosso terreno é bastante pequeno: é um quintal de 7 m X 7m: relativamente pequeno comparando com alguns quintais e jardins por aí, e bastante grande comparando com pessoas que fazem milagres de produção de hortas em varandas de apartamentos (ver:Saberes do Jardim da blogueira Bruna - recomendo o site dela - maravilhoso). Então.....tudo na vida é bastante relativo, certo!
Queríamos apenas fazer uma horta para cultivar uma alface, tomate, cebolinha, salsa e uma rúcula. O restante do quintal seria preenchido com plantas de restinga. - ahhhh...sim....plantas de restinga! Resistentes e com flores lindas. (Postarei mais a frente!). Começamos com a ideia de uma horta montada à uma certa altura do terreno, onde pudêssemos ter o controle da saída de matéria orgânica e o controle das brincadeiras de nossos amados e queridos "filhos" peludos: Cacau (cão menina); Miau (gato menino); e Magali (gato menino, nosso transgênero, assunto para outro post). Entretanto, veremos que isso foi só o começo.......
O nosso projeto tomou proporções bem grandes e se tornou uma horta jardim de praia no meio de um bairro urbano. É um projeto...não sabemos como ele vai acabar ou continuar.....
Procurei referencias aqui na minha região sobre hortas, hortas orgânicas e jardins: quase nenhuma referência. Achei vários blogs interessantes mais nenhum em ecossistema de restinga. Então, resolvi escrever minha trajetória de horta jardim na praia neste blog.
Vou tentar atualizar sempre, mas nem sempre será possível: sou professora e curso pós graduação.
Acreditamos que as hortas e jardins são: um resgate da infância; permitem produzir e monitorar nosso próprio alimento; criam laços de amizade entre vizinhos, desconhecidos e com a mãe terra e; peritem o contato com a Vida.
Abaixo seguem algumas fotos da construção de nosso primeiro espaço.
![]() |
| Espaço antes do canteiro de tijolos construidos |
![]() |
| Espaço sendo planejado |
![]() |
| Buraco cavado para colocar o canteiro principal. |
![]() |
| Canteiro principal e um espiral de ervas já pronto, com cal no chão para redução de PH. |




Nenhum comentário:
Postar um comentário